top of page
Foto do escritorJoão

Trabalhe na Itália: Salários


A Itália não é um destino Europeu reconhecido por altos salários, pelo contrário. De acordo com a Eurostat (Companhia Estatística do Bloco Europeu) a Itália fica na 11° posição, atrás de Alemanha, França e da própria média da União Europeia. Ainda de acordo com tais dados, a média de renda de um italiano é de 30 mil Euros por ano, cerca de 2500 Euros por mês.


Claramente, a conversão direta de Euro para Real dará a impressão de que um salário de 2500 é muito alto, mas para efeitos comparativos é sempre necessário levar em consideração o custo de vida do local em que se vive, e também do estilo de vida de cada pessoa. Por isso, categorizar um salário em alto ou baixo é algo que deve ser feito por cada pessoa dentro de seu próprio contexto.


Além disso, a Europa é conhecida pelos altos impostos, que são utilizados para entregar o que lá se chama de Estado de Bem Estar Social (saúde e educação gratuita ou subsidiada, alta qualidade de vida, etc). Falaremos mais sobre tais impostos em posts futuros.


Se seu plano é se mudar do Brasil para a Itália, pesquise sobre os custos locais para entender o quanto um salário italiano te dará de poder de compra em comparação com a sua renda atual. Como no Brasil a renda média é também relativamente baixa, um salário médio italiano parecerá atrativo. Mas lembre-se que o número que indico acima é uma média, portanto a depender do tipo de trabalho e qualificação haverá grande variação para mais ou para menos.


COMO SABER SE UM SALÁRIO NA ITÁLIA É COMPETITIVO?


Pesquise guias anuais de salário de consultorias renomadas de recrutamento e seleção

Empresas especializadas em recrutamento e seleção como Hays e PageGroup costumam publicar anualmente estudos salariais. Pesquise tais estudos nos sites dessas empresas para entender o quanto o mercado paga para sua profissão e nível de cargo.


Abaixo compartilhamos três pesquisas salarias publicadas gratuitamente e extraídas recentemente.

Clique para baixar relatórios recentes





Busque por comparadores de custo de vida, ou índices comparativos

Uma forma clássica de medir custo de vida entre países é o Índice Big Mac. Por este dado é possível saber quanto custa um Big Mac no Brasil e na Itália, e identificar quantos sanduíches é possível comprar com cada salário.


Na realidade, a diferença de custo de vida leva em conta outros fatores, sendo muitos deles de caráter individual. Cada família ou indivíduo tem um estilo de vida, preferência com relação ao tipo de alimentação, transporte e lazer, por exemplo. Neste sentido, não há um número mágico.


Nós aqui do Blog usamos em algumas ocasiões o Expatistan para fazer pesquisas comparativas entre salários. Como exemplo, esse site nos indica que viver em Milão é 44% mais caro que em São Paulo. De maneira rasa, isso significa que se você quiser se mudar para Milão, deverá tem um salário no mínimo 44% maior para manter o mesmo estilo de vida. Em Roma essa diferença cai para 34%.


Nos próximos posts falaremos mais sobre impostos e quais são os componentes de compensação italianos.

403 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo

Komentáře


bottom of page