Trabalhe na Itália: Categorias de empregos
Viver e trabalhar na Itália é o sonho de muitos italo-brasileiros, e quando a oportunidade chega muitos ficam em dúvida sobre como calcular os custos de vida para tal mudança. Neste e nos próximos posts traremos diversos fatores sobre como planejar e pensar sua mudança para a Itália. Falaremos sobre como são definidos os salários e impostos na Itália, e também sobre programas de incentivo fiscal que trazem vantagens em impostos. Fique ligado!
CATEGORIAS DE EMPREGO NA ITÁLIA
Encontrar emprego na Itália depende de diversos fatores, como qualificação e tipo de trabalho, e conhecimento da língua italiana. Para oportunidades de nível superior pra cima, existem algumas vagas e oportunidades para quem fala apenas inglês disponíveis principalmente na região norte onde ficam as grandes empresas e industrias multinacionais. É preciso procurar e ter paciência.
A Itália classifica as posições de trabalho em quatro tipos: operaio, impiegato, quadro e dirigente. Aqui explicamos um pouco de que é cada categoria.
Operaio: refere-se a vagas de operação, que podemos traduzir como operário em português. São normalmente vagas que demandam menos qualificação formal.
Impiegato: são trabalhadores normalmente de escritório, com qualificação formal intermediária, sem cargos de liderança.
Quadro: são trabalhadores de nível gerencial ou especialistas em uma determinada função. Normalmente demandam qualificação formal de nível superior.
Dirigente: executivos da direção da empresa com cargos de alta liderança.
A categoria da posição já permite ter uma ideia da hierarquia e do nível salarial. As posições que podem não demandar muito conhecimento do italiano normalmente são aquelas em nível Quadro ou Dirigente, visto que o tipo de trabalho pode ser mais internacional.
Nos próximos posts iremos falar sobre como são definidos os salários e impostos na Itália. Falaremos também sobre programas de incentivo fiscal que trazem vantagens em impostos. Fique ligado!