Baixa participação marca o Referendo Italiano 2022. Veja os resultados.
O Referendo Revogatório 2022 (REFERENDUM ABROGATIVI) flopou. Ou pelo menos é assim que a mídia italiana tem tratado o resultado. Explicamos em um post aqui no Blog que o referendo revogatório precisaria de ao menos 50% de participação da população para ser considerado válido. A participação na Itália ficou em 20,9%, o que automaticamente invalida o referendo, independentemente do resultado da votação.
A baixa adesão não foi uma surpresa. Há anos a participação em referendos tem estado baixa com uma tendência de redução referendo a referendo. Já se esperava que não houvesse quórum suficiente para revogar os artigos relacionados à Justiça Italiana perguntados por este referendo.
PARTICIPAÇÃO DA POPULAÇÃO POR REGIÃO
Na Itália a participação ficou em 20,9%. De um total de pouco mais de 46 milhões de eleitores, pouco mais de 9,5 milhões participaram. A participação foi maior entre aqueles que votaram em favor da revogação dos cinco artigos, tendo em vista que o Sim ganhou em todas as cinco perguntas. Entretanto, este resultado não trará nenhuma mudança visto que a participação popular mínima não foi alcançada.
É interessante, entretanto, ver a participação dos italianos no exterior, por região eleitoral. A Itália divide as circunscrições eleitorais no exterior em quatro grandes grupos: 1. África, Ásia, Oceania e Antártida; 2. América do Sul; 3. América Central e do Norte; e 4. Europa. Todas tiveram participação abaixo da ocorrida em território italiano, exceto pela América do Sul que atingiu 22%. Mesmo em um referendo de difícil compreensão o engajamento dos italianos residentes na América do Sul foi maior do que dos italianos residentes na Itália.
AMÉRICA DO SUL
No Brasil, dos mais de 430 mil eleitores, participaram pouco mais de 95 mil, representando 22,19%. A Argentina atingiu ainda maior participação, com 24,57%. Dos dados divulgados até o momento os italianos na Bolívia foram os mais engajados, onde pouco mais de mil dos três mil eleitores participaram, atingindo 32,48%.
AMÉRICA DO NORTE E CENTRAL
Por outro lado, a América do Norte e Central obteve a menor participação, com pouco mais de 11%. Estados Unidos atingiu 9,84%, Honduras foi o único a ultrapassar a participação mínima, com 50,59% e um total de 1099 eleitores.
AFRICA, ÁSIA, OCEANIA E ANTARTIDA
A maior região geográfica alcançou pouco mais de 14% de participação. Em Camarões mais de 81% dos italianos votaram. Em Singapura, onde ficamos localizados, chegamos a 14,41% em que dos 2589 eleitores, 373 participaram.
EUROPA
A região com o maior número de italianos fora da Itália, com mais de 2,5 milhões de eleitores, a participação geral foi de pouco mais de 13%. Nenhum país chegou ao mínimo de 50%. A Letônia chegou a pouco mais de 41% enquanto a Suécia ficou na lanterna com cerca de 3%. Portugal atingiu 20,5%.
コメント